Foi no e-commerce que a Black Friday realmente deslanchou no Brasil. E, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE Conecta e Mercado Livre, a tradição se manterá neste ano de 2018: 51% dos entrevistados disseram que pretendem fazer compras online. Como explica Julia Rueff, gerente sênior de Market Place do Mercado Livre:

“Promoções com descontos mais atraentes e a comodidade de fazer a compra de casa, sem precisar enfrentar as filas das lojas e estacionamentos congestionados são alguns motivos para essa preferência.”

As lojas que trabalham com Mercado Pago contam com outros pontos de atração, como a possibilidade de parcelar as compras em até 12 vezes, pagamento com a carteira digital ou via boleto e o programa Compra Garantida – que garante o estorno do valor diante de eventuais problemas.

Embora a categoria “Moda e acessórios” seja a que promete dominar as compras, os smartphones continuam sendo o maior objeto de desejo do consumidor, citado por 31% dos participantes, seguidos por eletrodomésticos (11%) e televisores (6%). “São produtos de alto valor agregado. Portanto, a possibilidade de parcelamento acaba sendo bastante atraente”, afirma Julia. “Ainda mais quando 47% dos entrevistados dizem que pretendem gastar acima de R$ 500.” As categorias de compra mais citadas na pesquisa Ibope foram:

Mesmo os eletrônicos estando no topo da preferência dos consumidores, Julia afirma que a Black Friday acaba alavancando as vendas de outros segmentos. “Mesmo empreendedores autorais, que trabalham com produtos próprios podem se beneficiar. Basta oferecer descontos realmente atraentes.”

Para Julia, a data é uma ótima oportunidade também de gerar tráfego para o site, criando oportunidade de vendas futuras. Ela usa dados da pesquisa para reforçar essa opinião: 50% dos entrevistados disseram que vão usar a Black Friday para antecipar as compras de Natal. A outra metade não vai fazer isso agora.

Ou seja, mesmo a adesão ao Black Friday sendo alta (70% dos entrevistados), as pessoas pretendem fazer compras de novo para o Natal. “Se conseguir cativar esse consumidor com boas ofertas e serviços, a chance dele voltar depois é bastante grande”, finaliza Julia.

O Mercado Pago tem um meio de pagamento para te ajudar a comprar e a vender nesta Black Friday – e em todos os outros dias do ano. Clique aqui e descubra tudo o que podemos fazer por você.