Quem é dono ou gerencia uma empresa que venda serviços ou soluções para o pequeno e médio empresário; quem é ou sonha em ser empresário e vender pela internet; quem não quer ficar estagnado num mundo repleto de novidades como o e-commerce; quem quer entender melhor ou fazer negócio com toda essa gente, só há um lugar em que você deve estar, em 1º de setembro: é a terceira edição do Mercado Livre Experience.

“Bem, esse é o público mais natural do evento, de micro e pequenos empresários”, diz Guilherme Mazzola, gerente da área de Eventos & Guest Experience do Mercado Livre no Brasil. “Mas em 2018 esperamos 10 mil pessoas, de um público que vem se mostrando cada vez mais abrangente, com gestores de médias e até grandes empresas, start ups e estudantes. E o que queremos é promover o networking entre eles e criar espaços para contratação de serviços e para negócios.”

O Experience é o maior dos eventos promovidos pela família Mercado Livre. Surgiu em 2016, da união de dois outros projetos: a Universidade Mercado Livre, direcionado a vendedores, e a Developers Conference, para desenvolvedores. “Nós fazíamos iniciativas distintas para esses públicos, mas paramos para pensar: por que não juntar todas essas pessoas e fazê-las conversar entre si e gerar mais negócios? Oferecer a elas muito mais do que só o universo do marketplace?”, lembra Mazzola. “O Experience surgiu assim, da ideia de criar uma nova experiência mais abrangente sobre o mundo do e-commerce com toda a experiência, com toda tecnologia e história do Mercado Livre, Mercado Pago e todo nosso ecossistema.” Confira no vídeo abaixo um pouco do que foi a edição de 2017:

Em 2018, o Experience está programado para ocorrer no São Paulo Expo, o ultramoderno complexo erguido ao redor do antigo Pavilhão de Exposições Imigrantes. O segundo lote de ingressos para participantes já está à venda, e as vendas para expositores vão apenas até o dia 24 de agosto, Para os expositores, há quatro tipos de cotas, com espaços que vão de 4 a 49 m2 e uma variedade grande de contrapartidas, todas pensadas para maximizar a visibilidade de cada patrocinador para além do evento, incluindo campanhas de publicidade dentro do site do Mercado Livre, por exemplo. Os segmentos dos patrocinadores já confirmados revelam como o Experience cresceu em abrangência, indo de produtores de tecnologia para e-commerce a novas ferramentas de atendimento, de especialistas em cashback a softwares de programa de recompensa, de fabricantes e distribuidores de acessórios a novidades do ramo da inteligência artificial.

“Queremos investir numa experiência diferenciada para o visitante, sempre fazer jus ao nome do evento”, explica Mazzola.

“E uma parte importante dessa experiência é levar muito conteúdo de qualidade a respeito das questões do cotidiano dele. Queremos que ele possa colocar coisas em prática logo na segunda-feira seguinte ao evento, mas queremos também que ele saia refletindo sobre o futuro dele e do mercado, pensando em inovação, em tendência, nas coisas que vão impactar o negócio dele daqui a alguns anos e ele ainda nem tinha parado para pensar e ainda nos temas que vão ajudar ele a causar um impacto mais positivo no mundo.”

Para tanto, mais de 60 palestras e plenárias foram organizadas para compartilhar cases, experiências e melhores práticas com gente como Stelleo Tolda (Mercado Livre), Josh Silverman (Etsy), James McQuivey (Forrester Research), Fábio Coelho (Google), Romeo Busarello (Tecnisa), Jim Ray (Slack), Carol Romano (Maker Brands), Ruy Soares Barros (Sebrae) e muitos outros, divididos em áreas para developers, inovações e negócios e Universidade Mercado Livre. “Queremos realmente provocar no visitante a sensação de ‘Caramba, nunca havia pensado nisso antes!’”, diz Mazzola. “Pensando em como aproveitar machine learning e em entender de psicologia comportamental, mesmo para as empresas menores menores, querendo dar o próximo passo para seu negócio. Porque faz parte da nossa missão, democratizar o mundo dos negócios e impulsionar o empreendedorismo.”

O Mercado Livre Experience 2018 ocorre em 1º de setembro no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5). Saiba mais visitando o site oficial do evento. Os ingressos para visitantes são limitados.