Este é um daqueles termos cujo sentido varia um pouco de acordo com quem explica. Para nós, do Mercado Pago, uma empresa de tecnologia de serviços financeiros, o significado de “carteira digital” é muito simples: trata-se de uma conta, similar a uma conta bancária, só que operada por uma fintech, uma empresa de tecnologia. E essa empresa permite que seus clientes realizem uma série de operações por meio dessa conta; hoje quem tem uma carteira digital pode receber os pagamentos pelas vendas que faz usando o Mercado Pago, pode transferir valores, pagar contas, recarregar seu celular etc. Já temos uma série de serviços, e outros serão desenvolvidos, sempre com o objetivo de simplificar e facilitar a vida do usuário.

O que muda a partir de uma conta bancária é a forma como o cliente se relaciona com ela. A administração da carteira digital Mercado Pago é feita basicamente pelo celular e os fluxos são muito mais pensados para o mundo de 2018. Movimentar o dinheiro não pode ser mais complexo ou mais demorado do que comprar uma pizza online, por exemplo.

É possível comandar sua conta por meio do desktop, mas a cada dia cresce o número de quem usa nossos serviços a partir do aplicativo, tanto para iOS quanto para Android. Há, inclusive, alguns serviços que foram lançados e estão disponíveis apenas para mobile, porque essa é a tendência de uso. O objetivo é concentrar pagamentos e recebimentos num mesmo lugar, numa interface digital bastante amigável, numa experiência digital com o menor número de cliques possível.

Outra diferença importante é que qualquer pessoa com um CPF válido pode ter uma carteira digital – ou um CNPJ. Não é preciso sequer ter dinheiro na conta, e não é preciso pagar taxa de manutenção. O cliente paga pelos serviços que usa – embora muitos serviços sejam gratuitos.

O Mercado Pago como um todo existe para dar acesso e concentrar a vida financeira de quem está fora do sistema bancário. E fazer isso cobrando valores justos, claros, ganhando na escala – ou, em outras palavras, quanto mais gente tiver acesso a essas facilidades, podemos oferecer taxas cada vez mais atraentes. Estamos dando instrumentos com uma proposta de valor clara para o usuário, e esse é o sentido da carteira digital.

Algumas telas do aplicativo do Mercado Pago: entradas e saídas num mesmo lugar, numa interface digital com o menor número de cliques.

Imagine um vendedor de pastéis. Ele usa a máquina Point Mini para cobrar de seus clientes na feira livre e ele tem o cartão do Mercado Pago para fazer suas compras no varejo. Isso quer dizer que ele, como todo mundo que transaciona em ambiente Mercado Pago, já tem uma carteira digital, criada no cadastro. Esse personagem recebe dinheiro nessa conta, faz as transferências de que precisa etc. E, como todos nós, tem diversas contas pessoais a pagar: água, luz, condomínio etc. Se essas forem as suas necessidades, a carteira digital do Mercado Pago cobre todas elas e, na prática, substitui uma conta bancária. E novas funcionalidades estão surgindo, como comprar créditos para utilizar em aplicativos do Google Play sem necessidade de um cartão de crédito, e outras surgirão 2018 adentro.

Sabemos que apenas 35% da população brasileira tem cartão de crédito e 65% tem conta em banco. E não são, necessariamente, bem atendidos em suas necessidades. O personagem pasteleiro do parágrafo acima, por exemplo, talvez nem conseguisse crédito em uma instituição financeira tradicional para investir em seu negócio. Como ele tem uma carteira digital junto a uma empresa de tecnologia, o relacionamento que mantém com essa empresa permite que ela conheça seus hábitos financeiros, saiba se ele entrega o que promete ou não, se vende bem e é confiável. Com isso, esse empreendedor pode ter acesso a todos os serviços financeiros  de maneira segura, mesmo sem uma conta bancária.

Em outras palavras, ter uma carteira digital é estabelecer uma relação muito diferente com uma instituição financeira. Queremos oferecer algo em que realmente acreditamos, dar acesso ao sistema financeiro às pessoas, e oferecer produtos e serviços a valores justos, fazendo crescer esse negócio. Criar parceiros que cresçam junto.

O Mercado Pago está pronto para te ajudar a comprar e a vender. Clique aqui e descubra tudo o que podemos fazer por você.